O mar será o ‘embaixador’ do projeto Go Foodies, promovido pelo consultor Nuno Nobre – responsável também pelo projeto gastronómico Endògenos – que estreia a sua world tour nos Açores já no dia 18 de dezembro, no Hotel Azoris Royal Garden, em Ponta Delgada.

PUB.

O início da viagem Go Foodies arranca com um jantar temático – 5 algas, 5 cientistas, 5 pratos – que terá como protagonistas as algas dos Açores. Unir a observação, a apanha e a interpretação de um produto que é cada vez mais valorizado, tanto dentro como fora de Portugal, é o principal objetivo.

O programa começa com a apanha das algas, numa praia da ilha de S. Miguel, com a coordenação de cinco cientistas. Ao jantar vão sentar-se à mesa apaixonados pela gastronomia, mas também cientistas da área para uma experiência que se quer didática, mas saborosa.

O menu incluirá cinco pratos, cada um protagonizado por uma alga diferente, acompanhada por outros produtos locais açoreanos de reconhecida qualidade, como peixe ou marisco. E porque um jantar não está completo sem um pairing adequado serão servidos vinhos da Companhia Agrícola do Sanguinhal.

Para começar bem o ano, o projeto Go Foodies segue viagem, na sua world tour, rumo à capital espanhola. No âmbito do evento gastronómico que se realiza entre os dias 22 e 24, será a vez de apresentar e divulgar o ouriço-do-mar.

Em colaboração com o festival do Ouriço-do-Mar, que se realiza todos os anos na Ericeira, serão organizados três jantares, com esta iguaria sempre no prato. Os jantares contam com uma apresentação científica que discute também a sustentabilidade deste produto.