E se, de repente, os restaurantes trocassem de cidade? Às vezes dava muito jeito que assim fosse, pensará o leitor. Quantas vezes não quis já experimentar ou regressar a um espaço de que gostou, mas este fica um bocadinho fora de mão? Pois é, já aconteceu a todos.
Foi, precisamente, com esta ideia em mente que nasceu o projeto da autoria do foodie Rodrigo Meneses, que conta com o apoio da Sagres Bohemia. “O Mesas Bohemias tem o objetivo de dar a conhecer os restaurantes mais típicos e regionais a muito mais pessoas”, revela o autor à Travel&Taste. Segundo Rodrigo, “há por esse país fora tantos bons restaurantes que merecem ser divulgados, e a sua gastronomia experienciada por muito mais gente, e é isso que queremos fazer”.
O lema por detrás do projeto é, por isso, promover a visita de restaurantes de todo o país – mesmo dos locais mais recônditos – às cidades de Lisboa e Porto, levando até aos bons garfos locais parte da ementa destes espaços. Para tal estão estão previstas 10 edições, a primeira das quais estará à mesa já no dia 30 de março em Lisboa.
Assim, durante quatro dias, o restaurante Casa Inês, situado no Porto, viaja até à capital e traz na bagagem um menu composto por entrada, dois pratos principais e sobremesa, que serão harmonizados com cerveja especial Sagres Bohemia.
As propostas da chef Inês Diniz vão para uma entrada composta por Broa de Avintes, Bolinhas de Alheira com agridoce de abóbora, sardinhas de escabeche e bacalhau à Gomes de Sá, a que se seguem os Filetes de Polvo com arroz do mesmo e as Tripas à Moda do Porto. Para finalizar, as Rabanadas e a Aletria típicas da casa. O repasto acontece no restaurante D. Afonso Gordo, na baixa lisboeta, e tem o custo de 30€ (valor idêntico para todas as edições dasMesas Bohemias).
Para a segunda edição, que decorrerá entre 6 e 9 de abril, será o restaurante Noélia, de Cabanas de Tavira, a viajar até à invicta. Desta vez a degustação decorre no restaurante BH Foz, no Porto, com uma dinâmica similar.
As Tapas de Muxama de Atum abrem espaço para a Canja de Ameijoas que se segue, e para o Polvo Trapalhão com batata doce e a Açorda de galinha Serrana, que completam a refeição. Para adoçar a boca, a proposta vai para a Tarte de Alfarroba e o Pudim de Laranja do Algarve com Amêndoa.
Os bilhetes para as degustações podem ser adquiridos por 30 euros na Ticketline, desde logo com dia e hora marcada. De destacar ainda que em cada dia, os jantares decorrem em simultâneo para todos os 60 participantes (o máximo previsto para cada refeição).