As maravilhas gastronómicas, paisagísticas e culturais nacionais são, provavelmente, o segredo mais mal guardado do mundo neste momento – e isso é essencialmente positivo. Portugal, e em particular Lisboa, é cada vez mais procurado por visitantes oriundos dos quatro cantos do mundo, contribuindo para o agudizar de algumas dificuldades da capital – nomeadamente no que diz respeito aos transportes -, mas também para gerar riqueza e emprego. É o caso do efeito do turismo em Lisboa.

PUB.

De acordo com o estudo da consultora Deloitte encomendado pela Associação de Turismo de Lisboa (ATL), em 2018 o setor do turismo foi responsável pela criação de 201 mil postos de trabalho na cidade e por gerar 14,7 mil milhões de euros em receitas. Este valor representa, segundo o documento, mais de 20% do PIB lisboeta.

José Luís Arnaut, presidente-adjunto da ATL, refere que “a forma como Lisboa tem dinamizado o desenvolvimento do turismo tem permitido gerar riqueza nas diferentes atividades e agentes da cadeia de valor do setor, nomeadamente na construção, restauração, atividades culturais e comércio”.

O responsável acrescenta ainda que “este é o caminho a manter, com os devidos ajustes em função da exigência, cada vez maior, associada ao patamar de excelência a que já chegámos”.

Hotéis e restaurantes beneficiam

Além das receitas monetárias, o estudo revela ainda que o crescimento do turismo ao longo dos últimos anos tem permitido verificar um conjunto de outros impactos que beneficiam os residentes da cidade. Entre eles, a requalificação urbana e o “enriquecimento da oferta sociocultural” com a organização de maior número de eventos e atividades de lazer.

Já no que diz respeito ao alojamento, a Deloitte destaca o crescimento das receitas dos espaços de Alojamento Local (AL), com mais 37,7%, e o preço médio por noite, que ficou estabelecido em 108,57 euros em 2018. À mesa, os turistas e visitantes da cidade gastaram, no mesmo ano, mais de 900 milhões de euros.

De acordo com os dados, a maioria dos turistas estrangeiros que visitaram Lisboa são provenientes do Brasil, França, EUA, Espanha, Alemanha, Reino Unido e Itália. Em média, gastaram 153,50 euros por dia e ficaram 4,5 noites na região. O estudo indica ainda que 95,1% chegou de avião e que cerca de 90% dos turistas estrangeiros visitaram Lisboa pela primeira vez.