A revitalização das marinhas (locais de extração de sal nas salinas) Grã Caravela e Peijota, em Aveiro, é uma das intenções deste projeto que avança com a criação de um spa salínico, a partir de quatro tanques de evaporação de sal. O objetivo? Promover banhos de sal na região.

PUB.

Este objetivo, a par com a promoção do turismo na região, abriram caminho para a concretização da ideia da empresa local Cale do Oiro, que detém já outros projetos turísticos na cidade, tais como passeios em barcos moliceiros e em lancha, um comboio turístico e dois alojamentos.

As duas marinhas adaptadas a spa deram origem a uma piscina de água (muito) salgada, cujo fundo se encontra revestido da lama natural das salinas, reconhecida pelas suas propriedades terapêuticas. O tratamento da psoríase e das micoses são alguns dos benefícios destas lamas, bem como a sua capacidade exfoliante e regenerativa da pele (cicatrização de feridas, por exemplo).

Ao entrar na água, a elevada concentração de sal permite flutuar (uma boa opção para quem não sabe nadar), além de contribuir para um aumento da circulação sanguínea e para o tratamento de doenças respiratórias.

A juntar aos banhos, a empresa disponibiliza ainda um espaço de massagens, com tratamentos à base de lama, sal marinho e óleos essenciais, uma carrinha que vende produtos relacionados com o spa e típicos da região e uma esplanada com vista para a piscina e a zona de extração de sal (sim, porque os marnotos continuam a trabalhar ali mesmo ao lado).

Aliás, se os visitantes tiverem interesse, é possível fazer uma visita guiada à zona de extração para conhecer melhor a atividade e ouvir algumas histórias interessantes.

O Spa Salínico fica às portas da cidade de Aveiro, perto do Ecomuseu da Marinha da Troncalhada e do recentemente inaugurado Centro Municipal de Interpretação Ambiental.


Cale de Oiro Spa Salínico | Morada: Marinhas Grã Caravela e Peijota, Canal das Pirâmides, Aveiro | Preço: 2€ (banho salgado) a 4€ (banho+visita guiada) | + info