Todos os anos, a Quercus analisa a qualidade da água das praias portuguesas e divulga a lista com as melhores estâncias balneares do país. Neste verão, pela primeira vez, a associação de conservação da natureza escolheu uma praia do interior para a cerimónia anual do hastear da bandeira de Qualidade de Ouro: Santa Luzia.
O espaço, instalado na Albufeira da Barragem de Santa Luzia, na Pampilhosa da Serra, viu a paisagem natural que o rodeia ser afetada pelos incêndios de Pedrógão Grande, em 2017, mas apesar de tudo mantém o certificado de qualidade desde 2011.
Nesta praia, os banhistas podem chegar de bicicleta através da ciclovia que atravessa a região, mas também a pé num dos muitos percursos de caminhada disponíveis. Embora o cenário tenha sido marcado pelas chamas, a zona imediatamente junto à praia mantém-se verde e livre do negro das cinzas.
Santa Luzia serviu, na passada terça-feira, para recordar a importância de fazer turismo nesta região do país, um apelo também deixado à sociedade portuguesa pelo Presidente da República. Recorde-se que Marcelo Rebelo de Sousa passou uma semana de férias na zona de Pedrógão Grande, como prometido há um ano.
Em Portugal, a Quercus premiou 390 praias com Qualidade de Ouro, sendo que 39 destas são interiores e nove de transição.