As românticas gôndolas, ruas estreitas e canais que encantam o mundo, assim é Veneza, retratada no mundo do entretenimento como um paraíso, seja em filmes, livros ou músicas. Para os que visitam a cidade italiana, é fácil encantarem-se com todo charme de um local belo, tradicional e histórico.
Por ficar no norte da Itália, Veneza pode ser um destino muito frio no inverno. Em dezembro, por exemplo, as temperaturas atingiram os 11 graus, o que torna esse período do ano menos recomendado para o turismo. No entanto, mesmo com a temperatura mais baixa, a cidade não perde o encanto e romantismo.
É impossível falar sobre o seu turismo e não citar as gôndolas. Levado pelos gondoleiros que têm por hábito cantar músicas italianas tradicionais, um passeio dura aproximadamente 40 minutos. Com capacidade máxima para seis pessoas, o preço normal da experiência é de cerca 80 euros.
Apesar deste ser o valor mais comum, diferentes tipos de embarcações, mais luxuosas do que o habitual, podem facilmente cobrar preços mais elevados. Além disso, convém estar atento às chamadas tourist traps (armadilhas turísticas) que podem inflacionar os preços para quem visita a cidade.
Além do passeio em gôndolas, o turismo em Veneza é vasto e existem alguns lugares que são de visita obrigatória para os turistas portugueses que escolhem este destino de férias. Uma das principais atrações é a Praça de São Marco, um lugar de luxo perfeito para uma noite romântica.
Aqui, é possível admirar os prédios antigos que foram construídos há muitos séculos, cafés e restaurantes clássicos e ainda escutar alguns músicos italianos que cantam ao ar livre, nunca esquecendo a vista impressionante sobre o mar.
Outra parte importante da cultura em Veneza está nos museus. Alguns, como o Palácio Ducal, Accademia, Ca’ Rezzonico e Museo di Storia Naturale estão entre os mais tradicionais. Não é muito caro entrar nestes, pelo que são boas oportunidades mesmo para os que estão dispostos a gastar pouco.
A cidade já está a preparar-se para o próximo carnaval, cultura tradicional brasileira que nessa cidade é uma das mais fortes da Europa. Em 2018, o entrudo acontecerá entre os dias 27 de janeiro a 13 de fevereiro. Durante esse período, as ruas estarão lotadas de máscaras e festas todas as noites.
Em Veneza, por ser uma cidade muito turística, a gastronomia é bastante valorizada e apreciada. Restaurantes como Trattoria al Ponte del Megio e Osteria La Zucca são boas escolhas para jantar. Também existem os bacaretos, os bares clássicos, que merecem uma visita.
O entretenimento relacionado com o jogo está também muito presente. O Casino Veneza é uma das atrações mais procuradas pelos turistas de todo mundo. É o mais antigo de sempre, inaugurado em 1638, faz parte da cultura do entretenimento e é há séculos uma referência na Europa.
Os teatros também enriquecem a oferta cultural de Veneza. Por sublinhar uma parte tão forte da cultura italiana, apresentações locais em lugares no teatro La Fenice e Goldoni são frequentes. Vale a pena olhar para a agenda de espetáculos.
Se tiver um pouco mais de tempo, uma boa recomendação é visitar as ilhas de Burano, Murano e Torcello. Ficam muito próximas do centro da cidade e é possível visitá-las com os tradicionais vaporettos (transporte público pela água).
Com o carnaval perto de acontecer e o turismo a regressar em força no início do ano, este é um ótimo momento para visitar Veneza. Uma cidade de entretenimento, gastronomia e arte, um fim-de-semana neste destino é uma excelente alternativa para descansar e conhecer a cultura local.