Ainda não tinha chegado outubro e já as lojas se tinha enchido de fatos, máscaras, pinturas e decorações alusivas ao Halloween por todo o Reino Unido. Afinal de contas, este é um dos festejos mais ansiados por estas bandas. E desengane-se quem acha que só os mais pequenos andam por aí vestidos de bruxas, fantasmas e zombies. Na verdade, pessoas de todas as idades enlouquecem com a chegada da noite das bruxas e saem para as ruas com máscaras que assustam até os mais céticos.
Não se sabe bem qual foi a origem do Halloween. Há quem defenda que começou no seio do povo celta, que acreditava que, com a chegada do inverno, os mortos regressavam para visitar os familiares e as casas, mas também há quem diga que este é um festejo com origem católica, que antecede o Dia de Todos os Santos e, por isso, a noite anterior denomina-se “The All Hallow’s Eve”.
Mas uma coisa é certa: seja qual for a origem, os festejos estão sempre ligados à morte, ao desconhecido e ao fantástico e, por isso, é uma noite mais do que mística.
A Travel&Taste também quis sair para as ruas londrinas, disfarçada de noiva-cadáver, para viver o Halloween como um verdadeiro inglês.
O primeiro passo para o conseguir é decorar a casa em tons de laranja, com abóboras gigantes (que nesta altura estão em promoção em todos os supermercados), luzes de velas, aranhas (que pareciam mesmo verdadeiras) e muitos outros acessórios. Depois há que escolher o fato ideal: há quem se fique pela tradicional bruxa de chapéu preto ou quem vá mais longe, recriando fantasias de filmes de terror, como o Saw ou o The Ring. Mas não é obrigatório escolher uma máscara assustadora. Na verdade, cruzámo-nos com Belas Adormecidas e até imitações de famosos emojis do iPhone. O importante é ser-se original.
Por fim, há que sair à rua gritando “Doce ou Travessura?” e assustando transeuntes e condutores, enquanto nos dirigimos para uma festa ou evento, que pode ser uma caça aos fantasmas, uma visita a casas de terror (que ficam abertas durante toda a noite e que, geralmente, esgotam a sua capacidade) ou ainda uma visita a um local assombrado.
Daqui a um ano, a noite mais assustadora do ano regressa, por isso, há que começar já a pensar no disfarce perfeito para a ocasião.
