“CAR……LHO!!!!!!” – é assim, no estilo inconfundível de Ljubomir, que o chef do 100 Maneiras anunciou, através da sua página de Facebook, a conquista do título de Melhor Restaurante do Mundo. O prémio foi atribuído pela revista britânica Monocle a propósito da terceira edição dos Restaurant Awards e marca a estreia de um espaço português neste ranking.
A vitória é mais um marco histórico na vida de Ljubomir Stanisic, que este ano tem acumulado sucessos: desde o lançamento para a fama com o sucesso de Pesadelo na Cozinha, ao abraçar do novo projeto na Comporta. Mas o chef faz questão de lembrar que este é um reconhecimento da qualidade da cozinha e do serviço do 100 Maneiras, ou seja, de toda a equipa.
“Obrigado do coração a toda a minha equipa, aos que estão connosco há anos e aos outros, que se tornaram parte desta família mais recentemente, aos que sempre acreditaram. Este prémio é vosso! Felicidade é isto!!”, escreveu na sua página oficial no Facebook.
O Bistro 100 Maneiras ocupa o primeiro lugar do restrito top 10 mundial, onde figuram restaurantes de todos os cantos do globo, e é destacado pelas “influências portuguesas, jugoslavas, italianas e francesas” à mesa. A revista britânica, que escolheu o espaço português entre 50 candidatos, diz ainda que é o “ambiente informal” que faz a diferença na casa de Ljubomir no Bairro Alto.
A lista de vencedores continua por esse mundo fora, decorada com Cignale Enoteca (Tóquio), Okonomi (Nova Iorque), The River Café (Londres), Tipo 00 (Melbourne), Tawlet (Beirute), Burnt Ends (Singapura), Luca (Londres), Worst Wijncafé (Amesterdão) e Tosca (São Francisco). Pode consultar os resultados no site oficial.