O novo ano significa mudanças para a Sala de Corte (recorde a visita): o prédio que atualmente alberga a steakhouse irá entrar em obras e o chef Luís Gaspar levará o restaurante para uma nova casa, no mesmo bairro. Na última noite deste ano, que coincide com o último serviço na atual sala, há um menu especial de réveillon com assinatura do Chefe Cozinheiro do Ano 2017.
“A noite de 31 de dezembro será a nossa despedida desta casa que nos acolhe desde maio de 2015, quando abrimos a Sala de Corte”, explica Luís Gaspar que, para o efeito, preparou um menu especial que revisita alguns dos clássicos da carta e que, segundo o chef, “deixa antever algumas das novidades que iremos trazer quando abrirmos aqui bem perto…”. A nova casa será maior e terá mais lugares, que continuarão a existir ao balcão e nas mesas da sala principal.
A acompanhar as obras e a transição atentamente, o chef garante que “quando se entra no novo restaurante percebe-se logo que é a Sala de Corte, o ambiente é exatamente o mesmo”. À entrada, manter-se-ão a câmara de maturação (com várias peças de carne) e o bar, e a cozinha continuará aberta para a sala, para que seja possível ir acompanhando tudo.
“Quando abrirmos iremos já ter algumas novidades. Manteremos os clássicos e o nosso registo, mas será mais fácil introduzirmos novos pratos”, conta Gaspar que espera ocupar em definitivo a nova casa e começar a receber os primeiros convidados no primeiro trimestre de 2018.
Para o chef de 26 anos, 2017 ficará para a história. Foi eleito Chefe Cozinheiro do Ano, considerado Best Promising Chef em Portugal (o que o levou a representar o nosso país na competição internacional, em Israel) e ainda Chefe Cozinheiro do Ano no Grupo Multifood (proprietário do restaurante), para além de ter viajado até Dusseldorf e São Petersburgo à boleia da Makro e do Sangue na Guelra como representante ativo do Novo Movimento da Cozinha Portuguesa. Um ano assim não poderia terminar sem uma celebração à altura com um menu muito representativo daquilo que é o ADN da Sala de Corte.
A ementa da noite, composta por sete momentos gastronómicos, custa 120 euros por pessoa e pode ser consultada na página oficial do evento.
Data: 31 de dezembro | Local: Sala de Corte, Lisboa | Preço: 120€ | + info