São mais de 20 dias dedicados à arte de bem comer entre Setúbal e Azeitão à boleia da Rota do Pitéu. O evento gastronómico recupera iguarias tradicionais da região e marca o percurso dos participantes com a apresentação diária de um petisco em cada um dos 18 espaços aderentes, entre 10 e 31 de agosto.

PUB.

O evento, organizado pela Câmara Municipal de Setúbal, aposta na diversidade da oferta, que vai da degustação de petiscos tradicionais à apresentação de propostas inovadoras, com os pitéus a terem o valor fixo de 3,50 euros durante o evento.

Entre as iguarias de fazer nascer água na boca, vai encontrar os croquetes de choco da 490 Taberna STB, as miniespetadas de camarão d’As Machadas ou as asinhas de frango com molho de ervas preparadas pelo Bardo Taberna Medieval. Não vão faltar moelas, bifanas com molho de moscatel, patiasniscas de polvo, salada de ovas e até sabores com influência sueca do Corktale, que recomenda batata sueca recheada com queijo da ilha e presunto. Haverá ainda caracóis, alheira, pires de camarão e pataniscas de chouriço para aguçar o apetite. As opções são muitas nas quase duas dezenas de paragens que a primeira edição da rota gastronómica oferece a visitantes e sadinos.

A Rota do Pitéu, que surge como resposta à crise económica provocada pela pandemia e que procura dinamizar o muito afetado setor da restauração, vai passar pelos seguintes espaços entre Setúbal e Azeitão: 490 Taberna STB, As Machadas, Bardo Taberna Medieval, Botânica Tapas e Petisco, Café Arco Íris, Café Europa, Corktale, Flórida Cervejaria, Moscatel Setúbal Experience, Petisqueira Brandão, Petisqueira O Manuel, Pinga Amor, República Azeitão, Taberna do Fernando dos Jornais, Taberna do Largo, Tasca do Choco, Tasca do Galo e Tasca do Zé Maria. 


Data: 10 a 31 de agosto | Local: Setúbal e Azeitão | Preço: 3,50€ | + info