A semana começou com o aumento de casos de Covid-19 em Portugal, o que tem levado ao encerramento de um conjunto de espaços culturais e ao cancelamento de todo o tipo de eventos, de festivais e concertos, a exposições e feiras.

PUB.

Desde empresas privadas a câmaras municipais, de norte a sul do país, a decisão de adiar ou cancelar iniciativas sucede-se a um ritmo bastante acelerado. As câmaras das duas maiores cidades do país deram o exemplo e anunciaram já ontem o encerramento de vários espaços municipais em Lisboa, assim como de museus e teatros, como aconteceu no Porto.

Para que se mantenha informado sobre a evolução destes cancelamentos, a Travel&Taste atualizará a situação cultural do país, à medida que sejam anunciadas novas medidas de contenção. Também no setor das viagens, têm sido muitas as suspensões de voos para os países mais afetados e, mais recentemente, as restrições anunciadas por Donald Trump para viagens entre a Europa e os EUA.

Recorde-se que o COVID-19 em Portugal conta com 112 casos confirmados [Dados de 13/03/2020].

Concertos

  • A House of Fun – entidade promotora de espetáculos – anunciou o adiamento dos concertos dos The Mission, agendado para 13 e 14 de março, no Hard Club (Porto), dos Metronomy, marcado para 17 de março, no Coliseu de Lisboa (entretanto reagendado para 7 de setembro). Ambos os espetáculos serão reagendados, mantendo-se os bilhetes adquiridos válidos para as novas datas. Ainda assim, todos os que desejarem proceder à devolução do bilhete, deverão solicitá-lo no respetivo local de compra, no prazo máximo de 30 dias a contar da data do evento adiado.
  • A tour europeia dos Machine Head, que deveriam atuar em Portugal a 23 e 24 de abril (Porto e Lisboa, respetivamente) acaba de ser cancelada, anunciou a House of Fun.
  • Os concertos de Russian Circles e Torche agendados pela Amplificasom para os próximos dias 18 e 19 de março em Lisboa e Porto foram cancelados, em resultado do adiamento da tour da banda. O valor dos bilhetes será devolvido a partir desta quinta-feira, dia 12 de março.

Festivais

Exposições

  • A Galeria Zé dos Bois, no Bairro Alto, em Lisboa, decidiu suspender todas as atividades a partir de 11 de março, e até ao próximo dia 3 de abril. Os eventos anunciados para este período, nomeadamente a inauguração da exposição Parágrafo de Marco Franco, o concerto de Moon Duo, no B.Leza, a Borshch Nacht #1 com Puce Mary e Ivy’s Hands, Odete Water Bender release party e o lançamento do disco “TAU TAU” de CALHAU!, encontram-se cancelados até nova data.
  • A Fundação Oriente cancelou todas as atividades e espetáculos programados para o Museu do Oriente, em Lisboa, e para o Convento da Arrábida, no Porto. No entanto, a área expositiva do Museu do Oriente, o Centro de Documentação António Alçada Baptista e serviços como a loja, restaurante e cafetaria continuarão abertos ao público, nos horários previstos. Também o Convento da Arrábida se mantém aberto para visitas, com algumas condicionantes.
  • O Museu de Lisboa – Palácio Pimenta, Santo António, Teatro Romano, Torreão Poente e Casa dos Bicos – estará encerrado ao público entre 11 de março e 3 de abril.
  • As visitas orientadas às Galerias Romanas da Rua da Prata, inicialmente programadas para 17, 18 e 19 de abril foram adiadas para julho.
  • O Museu do Caramulo e a FIL – Feira Internacional de Lisboa decidiram que o Salão Motorclássico não se irá realizar nos dias 24 a 26 de Abril como estava planeado. Ainda não é certo que a mostra se realize ainda em 2020.

Teatro

  • O Teatro Nacional de São João, no Porto, suspendeu todas as atividades previstas até 6 de abril. Quem pretender o reembolso dos valores pagos, ou o reagendamento, deverá contactar o número grátis 800 10 8675 ou o e-mail bilheteira@tnsj.pt.

Outras atividades

  • O Museu do Dragão, no estádio do Futebol Clube do Porto, cancelou as oficinas infantis criativas previstas para o mês de março. O reagendamento será comunicado em breve.