Contam-se 260 anos desde que o Marquês de Pombal, visionário em várias áreas, instaurou a Região Demarcada do Douro, onde são produzidos os vinhos do Porto – e tantos outros néctares de mesa que surpreendem a cada colheita. Para celebrar a efeméride, o Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP) organiza o Port Wine Day, a 10 de setembro.
Apesar de ter um dia dedicado, os festejos já começaram e só terminam no dia 11, depois de um programa rico e diversificado. Pelo distrito que empresta o nome ao vinho há várias lojas especialmente decoradas, algumas com montras temáticas e ilustradas por Adélia Carvalho e Cátia Vidinhas. No domínio do palato não pode descurar-se a importância dos sentidos, que estarão especialmente ativos nas provas, harmonizações, masterclasses e nas tertúlias sobre o fortificado nacional mais famoso.
Entre as caves do vinho do Porto (que agora têm um novo transporte fluvial) e os restaurantes da região, o elo comum será o amor ao vinho e a celebração da região à mesa. São 36 os espaços aderentes à Rota de Gastronomia do Port Wine Day, que pode consultar aqui.
A falar é que a gente se entende
O ponto alto destes onze dias de festa será, sem dúvida, no dia 10 de setembro, altura em que o Centro de Congressos da Alfândega, no Porto, recebe jornalistas, enólogos e empresários do vinho. É neste dia que decorrem as talks, curtas conversas abertas ao público que vão arrancar, às 10h, com Maria João Almeida sobre o tema “Como se constrói um guia sobre a vinha e o vinho”.
Há ainda espaço para testar os “5 sentidos do vinho” com a ajuda da jornalista Janna Rijpma Meppelink, sem deixar de espreitar o futuro do comércio de néctares com André Ribeirinho. O mentor do projeto Adegga – que seleciona referências nacionais e as leva diretamente ao consumidor, pela Internet – inicia a conversa sobre “Como se comprará vinho em 2030”.
Prova centenária
Também no dia 10, e ainda no mesmo local, é promovida uma masterclass de deixar qualquer amante do vinho roído de inveja. Em prova estarão vinhos do Porto produzidos no século XIX, XX e XXI, uma análise sensorial de colheitas com a mesma idade da própria região.
A celebração continua com a grande prova “Porto convida o Douro”, em jeito de encerramento das festividades. O ponto final é colocado ao final do dia com a Port Wine Day Sunset Party, um nome pomposo para uma festa que junta elementos irresistíveis: por do sol, vinho do Porto e uma boa conversa.
Data: até 11 de setembro | Local: Porto | + info