Lisboeta valoriza a comida tradicional portuguesa

Claramente apaixonado pelo intenso labor da cozinha, o chef Tiago Bonito, responsável pelo restaurante da Pousada de Lisboa, fala à Travel&Taste do amor que nutre pelo receituário tradicional português e da forma como consegue conciliá-lo com a alta cozinha.

Tiago Bonito, responsável pelo restaurante da Pousada de Lisboa (recorde o artigo) chegou a Lisboa vindo do Vilalara Thalassa Resort, em Lagoa, com duas distinções na bagagem para o Troféu Inovação e Chefe Cozinheiro do Ano 2011. No ativo há mais de dez anos, o chef confessa à Travel&Taste que “vir [do Algarve] para Lisboa já estava nos planos há muito tempo” porque é na capital que se encontram mais oportunidades.

PUB.

A cozinha do chef é facilmente identificável pelo grande respeito aos produtos portugueses e de época, além do amor incondicional pelo fogo e fumo, que fez questão de integrar na ementa do Lisboeta. Tiago Bonito explica que prefere cozinhar com fogo do que com placas de indução porque “essas coisas fazem diferença, fazem sentir-me vivo” e isso nota-se no cardápio.

Na ementa, com opções bem equilibradas entre o receituário tradicional e a contemporaneidade, vale a pena experimentar a Carne Maturada – entrecôte grelhado, espargos salteados, gratin de batata e vinho da Madeira – e o Atum Rabilho braseado. No entanto, se por ali passar durante a tarde e a febre do petisco estiver presente, tem à disposição uma seleção de enchidos regionais, queijo amanteigado e pickles (10€) ou pimentos del piquillo marinados com queijo de cabra e pão caseiro (6€). Para terminar a refeição ou a petiscada, é obrigatório que prove o petit gateau de pastel de nata, estaladiço de massa folhada e gelado de canela.

Foto: Travel&Taste

Responsável pela renovação, por inteiro, da carta da Casa do Leão (no Castelo de São Jorge), o chef olha para o futuro com entusiasmo e garante que para ter sucesso na cozinha “o segredo é deixar o produto falar por si”.


Lisboeta | Morada: Praça do Comércio 31-34, Lisboa | + info