Está na base de grande parte das receitas tradicionais portuguesas, é considerado uma das gorduras mais saudáveis na cozinha e faz parte da produção nacional – falamos, claro, do azeite e das suas mil e uma aplicações gastronómicas. É precisamente esta riqueza e diversidade que o chef Vítor Sobral pretende explorar ao longo de 300 páginas do seu novo livro, Com os Azeites.
O cozinheiro português, reconhecido pela crítica e pelos seus pares como uma das caras do receituário nacional, juntou-se ao fotógrafo Nuno Gouveia numa viagem de (re)descoberta do azeite. Nesta nova edição, depois de mais de duas dezenas publicadas durante a carreira, o chef pretende contar a história do líquido dourado em Portugal e no mundo, mas também apresentar sugestões de sopas, pratos e sobremesas que com ele se podem preparar.
Paixão pela cozinha
São mais de 130 as receitas que pode encontrar no livro, desde um creme de batata com amêndoas torradas às lulas recheadas com chouriço de porco preto, sem esquecer, claro, as sobremesas, capítulo onde não faltará um pudim de azeite, gengibre e cardamomo com creme de laranja, entre tantas outras. Mas além das dicas gastronómicas, o chef deixa ainda alguns conselhos sobre os diferentes tipos de produção e fala também sobre o seu papel na nutrição e dieta mediterrânica.
“Por cá fazemos dos melhores azeites do mundo, com detalhes e caraterísticas que enriquecem e pincelam na perfeição as nossas melhores refeições”
Para Vítor Sobral, que se assume como “um apaixonado por azeite”, é “por cá fazemos dos melhores azeites do mundo, com detalhes e caraterísticas que enriquecem e pincelam na perfeição as nossas melhores refeições”. Recorde-se, a propósito, o caso deste azeite alentejano, produzido em Ferreira do Alentejo, que venceu, em 2018, o título de Melhor do Mundo numa competição contra 183 marcas.
Com os Azeites é assinado pelo chef Vítor Sobral e pelo fotógrafo Nuno Gouveia, com edição da Casa das Letras.