Se há ingrediente que bem representa a cultura gastronómica portuguesa é o coentro, presente em grande parte do receituário tradicional e, a partir deste domingo, também numa nova cerveja. A produção é dos 4 Gatos Pingados, é artesanal e conta com o apoio de outras duas marcas já bem conhecidas do mercado: a Oeste e a Pato Brewing.

PUB.

O nome da empresa não é mais do que o reflexo da realidade – um técnico de manutenção de aeronaves que acumula funções de cozinheiro e mestre cervejeiro, um historiador e cientista social, um oficial da marinha mercante e um consultor são os impulsionadores da Carapau D’Corrida, a nova marca de craft beer.

O início desta história é muito semelhante a tantos outros projetos cervejeiros. “O Pedro Carrilho, o nosso mestre cervejeiro, decidiu fazer cerveja por brincadeira”, conta-nos Miguel Carrilho, “consultor e calculadora”, como se descreve. Da brincadeira, que “começou a ter saída entre os amigos mais próximos”, acabou por resultar, quatro anos depois, a primeira referência artesanal lançada no mercado: a Carapau D’Corrida.

Embora garantam ter já “outras receitas experimentais bastante apuradas”, esta saison à base de laranja e coentros será a primeira do portefólio a poder ser provada por todos. Mas até aqui chegar foi preciso recorrer a quem já tivesse experiência, know-how e instalações que pudessem ser partilhadas – é aqui que entram a Cerveja Oeste e a Pato Brewing, duas marcas já bem instaladas que também estarão presentes no lançamento oficial.

Aliás, a apresentação acontece este domingo, dia 3, na Taberna do Vilarinho, em Lisboa, a partir das 18h. Por lá será possível prová-la, claro, mas também picar petiscos preparados por Pedro e até participar em algumas atividades.

“Até agora temos planeado o jogo do lançamento do carapau, prova de algumas iguarias da Taberna e a oferta da primeira rodada. Mas não ficamos por aqui”, garante-nos Miguel. Por isso, o ideal mesmo é passar por lá, conhecer os 4 Gatos Pingados e dar dois dedos de conversa – não há mais portugalidade que isto.