Enérgico, curioso e espontâneo – assim se pode, em poucas palavras, descrever o chef Ljubomir Stanisic. Veio da Jugoslávia para Portugal em 1997 e desde então nunca mais parou. Fez o programa e livro Papa-Quilómetros, que resultaram de uma aventura em busca pelas melhores iguarias nacionais. Agora veste a jaqueta para enfrentar a versão portuguesa de Kitchen Nightmares, que estreia no próximo domingo na TVI.

PUB.

Depois de meses de espera, a emissão do Pesadelo na Cozinha foi finalmente anunciada e contou com a presença do chef, que foi levantando o véu para aguçar a curiosidade. “Encontrei várias coisas escandalosas (…), mil e uma carnes verdes, carne podre”, explicava Stanisic em frente à câmara do canal privado, dando exemplos sempre temperados com a habitual boa disposição: “restaurantes que não foram lavados desde as últimas cheias de Lisboa”.

Apesar de tudo, o chef garante que nem tudo foi mau. “Passei mal, comi muita coisa péssima, muita coisa estragada, mas também comi coisas muito boas”, explica. No entanto, o que todos querem saber é se o mau feitio que caracteriza Ramsay será também a imagem de Stanisic, que garante que “a cozinha é um sítio onde tem de existir regra e ordem que é um pouco militar”.

Se não o encontrar no restaurante 100 Maneiras, em Lisboa, poderá fazê-lo em Pesadelo na Cozinha no próximo domingo, 12.