Passeios num antigo Peugeot 403 de 1959 pela zona de pescadores, uma viagem no tempo através do palato ou uma subida ao arco da Ponte da Arrábida são apenas alguns exemplos das três dezenas de experiências disponíveis no Porto através do Airbnb. A plataforma quer ajudar a cidade a diversificar o turismo e os portuenses a monetizar “as suas paixões e hobbies”, lê-se em comunicado.

PUB.

A novidade agora anunciada surge no seguimento do lançamento das experiências em Lisboa, em junho, onde hoje os visitantes podem escolher entre mais de 150 hipóteses. Assim, além dos milhares de alojamentos disponíveis nas duas cidades, os turistas podem “descobrir a sua autêntica história, gastronomia, arquitetura e natureza”, explica Arnaldo Muñoz, responsável pela empresa na Península Ibérica.

Na Invicta são lançadas, nesta primeira fase, 30 experiências que são orientadas e garantidas por locais que se inscreveram na plataforma como guias turísticos – o Airbnb garante o controlo de qualidade dos “anfitriões”, que incluem residentes, agências de viagens e guias profissionais. A lista pode ser consultada aqui.

O Porto, que venceu por três vezes o título de Melhor Destino Europeu, pode, assim, “diversificar o turismo para longe dos centros urbanos sobrelotados”, mostrar novas zonas e novos horizontes a quem visita a cidade.

Lisboa é caso de sucesso

Em pouco mais de seis meses de atividade, a secção de experiências na capital portuguesa conquistou os turistas e levou Portugal ao top dez de destinos com este serviço. Entre as várias categorias disponíveis, “Food&Drinks” é a mais procurada, representando 47% das reservas.

O novo segmento de mercado em que o Airbnb está a investir em todo o mundo já permitiu aos anfitriões, segundo a empresa, ganhar mais de 10 milhões de dólares (cerca de 8 milhões de euros). O serviço está disponível em 55 cidades que reúnem, em conjunto, mais de 4500 opções.