A iniciativa de criar uma Bibliocleta em Óbidos partiu da Associação de Jovens Voluntários de Gaeiras (JVG) que decidiu desafiar todas as pessoas a ler um livro por mês, que será levado de bicicleta até à porta dos habitantes desta vila.

PUB.

Os livros serão escolhas pessoais, selecionados de acordo com os gostos de preferências de cada leitor. Juntamente com o livro escolhido em cada mês será entregue um envelope com um “documento único” – onde o leitor poderá escrever os seus pensamentos e notas sobre o que leu – e que acompanhará sempre o livro nas casas por onde passar.

O serviço da Bibliocleta de Óbidos que agora tem início é totalmente gratuiro e, apesar de começar apenas na freguesia de Gaeiras, deverá ser alargado a outras freguesias e até aos concelhos vizinhos. Esta ação realiza-se no último sábado de cada mês.

Serão ainda organizadas, neste âmbito, leituras de livros infantis para crianças e outros momentos literários para o desenvolvimento pessoal e da comunidade.

Para participar do projeto basta preencher um formulário online e aguardar pelo contacto da associação.

Depois, basta estar em casa no dia da distribuição para receber o seu livro e devolver o livro do mês anterior para que outros possam dele usufruir.