Concertos, exposições e todo o tipo de eventos culturais têm vindo a ser cancelados ao longo das últimas semanas em consequência da pandemia de COVID-19, que deixou milhões de portugueses em casa para diminuir os riscos de contaminação. Para ajudar a passar o tempo, 78 músicos, intérpretes e autores nacionais juntaram-se para dar corpo a uma iniciativa sem igual: o Festival Eu Fico em Casa.

PUB.

Ao contrário do que seria normal, a localização do evento será onde quer que esteja, desde que tenha uma ligação à Internet e acesso ao Instagram. Isto porque será nesta rede social que nomes como Elisa Rodrigues – vencedora da última edição do Festival da Canção e que representará Portugal na Eurovisão 2020 -, Boss AC, Diogo Piçarra, Samuel Úria ou Branko vão oferecer, de forma gratuita, concertos de 30 minutos a quem quiser assistir. E estes são apenas alguns dos artistas para esta terça-feira.

Ao longo dos próximos dias, vai poder assistir a espetáculos de André Sardet, Fernando Daniel, Bispo, Mafalda Veiga, DJ Ride, Frankie Chavez, Kalú, Capicua, Pedro Abrunhosa, Valas, Rui Massena, Carolina Deslandes, João Só, Luísa Sobral ou Tiago Bettencourt, entre tantos outros que se ofereceram para encher de música as casas dos portugueses.

Aqui fica o line-up completo! 🏠❤️instagram.com/festivaleuficoemcasa#FestivalEuFicoEmCasa

Publicado por Festival Eu Fico Em Casa em Segunda-feira, 16 de março de 2020

Esta foi, de acordo com a organização, a forma encontrada para “levar a música a todos os que ficaram privados dos concertos que foram cancelados em todo o país”, mas também para “sensibilizar a população portuguesa para a urgência de ficar em casa nesta altura tão crítica”.

Assim, e ao longo de seis dias que começam a contar esta terça-feira, dia 17, serão cerca de 40 horas de música em direto, a partir das casas dos artistas, que poderão ser vistas e ouvidas onde quer que esteja. Os nomes são muitos e vão sendo divulgados, com as horas das atuações, na página oficial do Festival Eu Fico em Casa.

Isto acontece numa altura em que o COVID-19 está a estimular a criatividade de todos com o objetivo de garantir uma programação cultural a partir da casa de cada um, como a recente iniciativa da Medeia Filmes, que vai oferecer três filmes gratuitos por semana.


Data: 17 a 22 de março | Local: via Instagram, onde quer que esteja | Gratuito | + info