“Parar é morrer”, diz a sabedoria popular, algo que certamente ecoa na cabeça do chef José Avillez, que se prepara para abrir mais um espaço em Lisboa. Desta vez será a Cantina Peruana, em parceria com o chef Diego Muñoz, que vai ocupar o primeiro andar do Bairro do Avillez, no Chiado.

PUB.

A inauguração deverá acontecer em junho, segundo adianta o blog Mesa Marcada, e surge pouco depois da abertura do Beco Gourmet, um bar inspirado nos anos 50, também no complexo do chef. O anúncio foi feito pelo próprio no último domingo, a propósito do encerramento do Peixe em Lisboa, e será o primeiro em que Avillez recorre à ajuda de um chef estrangeiro. Muñoz deverá ficar responsável pela supervisão da cozinha, viajando para Portugal cerca de quatro vezes por ano.

Ontem, pouco antes do anúncio oficial, o líder do Belcanto fez um vídeo para a sua página oficial de Facebook a apresentar a sua equipa e o peruano, a quem se referiu como “meu querido amigo”, acrescentando que “em breve teremos novidades”. Já Diego também fez uma publicação na sua página oficial, acompanhada de um pastel de nata e café, no Bairro do Avillez (onde abrirá portas a Cantina Peruana), com a mensagem “nada melhor que bolo de nata e café para começar a iniciar o projeto em Lisboa com José Avillez”.

Lisboa tem assistido, no último ano, à abertura de vários espaços dedicados à gastronomia peruana, acompanhando a tendência que se faz sentir, por exemplo, no país vizinho. Contudo, a ideia será marcar a diferença através de uma ementa à base de produtos do mar, pratos de grelha, de wok e doces.

A relação entre o chef português e Diego Muñoz remonta a 2007, altura em que ambos trabalharam no já encerrado El Bulli, em Espanha. O peruano é considerado um dos impulsionadores daquela gastronomia no mundo, tendo já aberto um restaurante em Miami.