Que a cerveja artesanal está na moda já não é novidade – o André Rosa deu-lhe a provar três cervejas nacionais produzidas artesanalmente (leia o artigo) -, mas tem vindo a crescer e a ganhar peso junto dos portugueses. São vários os festivais já realizados um pouco por todo o país, aos quais se junta, de 18 a 25 de setembro, a Lisbon Beer Week.
Ao contrário do que possa pensar não é apenas mais um evento em torno da cerveja. Há muito mais na manga: o Festival da Cerveja, a Rota das Cervejas e a Beer Mile, um evento para correr de copo na mão. O evento internacional que agora chega a território nacional é uma iniciativa de um grupo de cervejeiros portugueses em parceria com a Junta de Freguesia de Santo António, em Lisboa.
Uma semana e muita cerveja
São oito dias dedicados à verdadeira cultura cervejeira, “de cervejeiros para cervejeiros”. Pensadas para um público que valoriza a experiência sensorial, estas cervejas multiplicam-se a cada semana (recorde o lançamento da edição especial da Dois Corvos) e, por isso, foi necessário fazer uma seleção para encontrar as melhores a nível nacional.
Ao todo são 12, sendo que dez têm bandeira portuguesa e duas chegam de Espanha (Ballut Cerveza) e da Alemanha. A representação de Portugal faz-se com a Dois Corvos, Bolina, Letra, Oitava Colina, LX Brewerie, Oficina da Cerveja, Vadia, Sovina, Mean Sardine e Marafada, e todas elas estarão disponíveis para prova e compra durante toda a semana.
Ao longo dos oito dias de festa serão muitos os eventos associados, desde lançamentos a inaugurações. A entrada em qualquer uma das atividades faz-se de copo na mão, que serve como bilhete, e que estará à venda por 3 euros em qualquer um dos locais associados à Beer Week. Deste valor, cinco por cento é canalizado para projetos sociais desenvolvidos pela Junta de Freguesia de Santo António, que apoia a iniciativa.
A Rota da Cerveja, que decorre durante toda a semana, envolve 32 restaurantes espalhados por Lisboa. Gonçalo Sant’Ana, responsável pelo evento e pela LX Brewerie, adianta que haverá “desde bares de tapas a restaurantes de topo”, embora a lista ainda não tenha sido divulgada. A rota estará disponível nas plataformas da parceira Zomato, onde serão também divulgados os menus e ofertas especiais que cada espaço preparou para os consumidores.
No fim-de-semana de 23 a 25 de setembro, o Jardim do Torel vai ganhar uma nova vida, com concertos e um grande balcão com cerca de 30 torneiras de cerveja para matar a sede a quem ali estiver. No Festival da Cerveja estarão presentes os 12 cervejeiros e as suas criações que custarão entre 2 e 4 euros. A pensar em quem pretende provar várias cervejas, será possível degustar cada uma das opções por apenas 1 euro. O Torel “vai ter um palco fabuloso dentro do lago”, refere Gonçalo, acrescentando que haverá também várias food trucks para petiscar durante a festa, que tem entrada livre.
“A correr ou a andar”, os participantes da Beer Mile (ainda sem local definido) terão de percorrer uma milha – cerca de 1,6 km – de copo na mão, que será abastecido em quatro pontos com 0,25 litros de cerveja artesanal. Custa 13 euros e dá acesso ao copo e a quatro cervejas. As inscrições podem ser feitas através do site.
A Travel&Taste vai publicar, ao longo de toda a semana, vários artigos, reportagens e conteúdos especiais relacionados com esta grande paixão. Fique atento!