A 28ª edição do concurso Chefe Cozinheiro do Ano chegou ao fim esta terça-feira, dia 6, na Feira Alimentaria & Horexpo, na FIL, em Lisboa. Foram vários meses de etapas regionais e nacionais que colocaram chefs de todo o país frente-a-frente em provas para avaliar a técnica, o conhecimento e a inovação de cada um. Luís Gaspar, chef do restaurante Sala de Corte (recorde a visita), em Lisboa, é o vencedor deste ano.

PUB.

Para garantir o primeiro lugar do pódio, Gaspar criou um menu de refeição completo seguindo os requisitos do júri: utilizar ingredientes do receituário português. Sopa da pedra, caldeirada de bacalhau, vitela, mão de vaca e grão e a sobremesa brisa de lis de amêndoa e limão foram os pratos escolhidos e preparados pelo chef.

Em segundo e terceiro lugar na competição ficaram os chefs Nicu Iastremschii e Nuno Fernandes (que recebeu o prémio “Escolha de Imprensa”), do LOCO e d’O Talho. O painel de júri foi composto por oito profissionais do setor: Nuno Mendes, do Chiltern Firehouse (Londres), André Silva do Porta (Bragança), André Magalhães do Taberna da Rua das Flores (Lisboa), João Rodrigues do Feitoria (Lisboa), José Avillez do Belcanto (Lisboa), Nuno Diniz do Tágide (Lisboa) e ainda os mestres da profissão, Helmut Ziebell e Orlando Esteves.

Em competição estiveram os seis finalistas, Duarte Eira, do Salpoente; Leandro Araújo, do São Gabriel; Ricardo Raimundo, da Escola Profissional de Fátima; Luís Gaspar, do Sala de Corte; Nicu Iastremschii, do Loco e Nuno Fernandes, do O Talho.

​O vencedor do CCA 2017 vai receber um cheque de 1000 euros oferta da Makro, um cheque de 2000 euros oferta da revista INTER, uma viagem à Noruega para conhecer os principais produtores de bacalhau salgado seco, uma viagem à Fábrica da Tabasco, em Orlando, com chefes selecionados de todo o mundo, uma faca de Chefe e Cutelo Japonês Icel da Linha Anarchy e uma viagem à Fábrica da Rational na Alemanha.

Recorde-se que na última edição o grande vencedor do título foi Rui Martins, o chef que criou o conceito do RIB – Beef & Wine, no Porto, e que o trouxe para a Pousada de Lisboa (recorde o artigo).